XXX Bienal de Arte Fotográfica em Preto e Branco
28/01/2018 :: Organização CFCX
Em agosto de 2018, o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, carinhosamente apelidado de "CFCX" por seus associados, terá o privilégio de sediar o maior evento fotográfico interclubes do país, aproximando Caxias dos grandes fotógrafos nacionais e mostrando uma das mais belas exposições coletivas no que se refere a imagens autorais de cunho artístico.

A Bienal consiste em um misto de concurso e festival de arte fotográfica que envolve todos os fotoclubes do Brasil e é apadrinhada pela Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto). Nela, os fotoclubes se entrelaçam em um proveitoso evento de aprendizado e integração, se desafiam de forma muito saudável, a fim de galgarem melhores posições no ranking nacional, além de promoverem a permanente qualificação de seus associados.
O evento, na verdade, é anual, mas adotou o título de Bienal porque nos anos ímpares acontece a edição COR e nos pares a P&B, esta mais antiga e que deu origem ao nome, em 1960.

A cada ano, um fotoclube se responsabiliza por sediar a Bienal em sua cidade ou região, recebendo um número expressivo de fotoclubistas de vários pontos do país para acompanhar a votação e/ou participar da entrega dos prêmios, exposição, palestras, oficinas e passeios guiados que integram o evento. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

A cada edição, costumam participar um número em torno de 3.000 fotografias que chegam de todo o país, mas em 2018 o CFCX pretende superar esse recorde. Depois de catalogadas, as imagens são submetidas a uma seleção que será feita por um corpo de jurados composto por 5 pessoas de renomada experiência no mundo das artes e fotografia em todo o país, todas indicadas pela Confoto. O julgamento é presencial e antecede a Bienal em 15 dias, sendo que nele os jurados selecionam as 150 melhores fotografias que farão parte da exposição, dentre elas destacadas as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze e mais 17 Menções Honrosas.  Para participar do concurso, o fotógrafo precisa ser filiado a um fotoclube.

As Bienais também estabelecem o ranking dos mais de 100 fotoclubes do Brasil, sendo que o CFCX vem se mantendo na posição de segundo melhor clube do país desde 2010, exceto pela edição cor de 2013, quando conquistou o primeiro lugar no ranking.

Repetindo a experiência de sucesso já demonstrada em 2010, quando sediou o evento e deixou excelente impressão nos participantes, o CFCX já deu a largada nos trabalhos de planejamento da XXX Bienal P&B e a pauta promete ser ainda mais rica em atividades, movimentando seguimentos importantes de Caxias e região. A Bienal, que abre no dia 04 de agosto de 2018, vai integrar a programação da 11ª Semana da Fotografia e, segundo a Diretoria, "a meta é trazer o maior número possível de fotoclubistas do país para se integrarem às atividades fotográficas da Bienal e confraternizarem com o povo da serra gaúcha".

Agendem o dia 04/08/2018 e aguardem a programação completa, mais adiante!